Plaza, o meu shopping

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

SEG A SÁB: 10H ÁS 22H
DOM: 12H ÁS 20H



Plaza, o meu shopping

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

SEG A SÁB: 10H ÁS 22H
DOM: 12H ÁS 20H



Novidades

Eventos Voltar
01 de outubro de 2020

Plaza recebe ponto de doação do Hemope

Plaza recebe ponto de doação do Hemope

Plaza vira ponto temporário de doação de sangue para o Hemope

Os estoques de sangue do Hemope estão passando por um momento crítico. Para colaborar com a reposição, o Plaza Shopping promove, de 1 a 3 de outubro, campanha de Doação de Sangue em ponto temporário. Os voluntários podem comparecer à loja situada ao lado da Jet Cartuchos, no Piso L3, das 10h às 12h e das 13h30 às 16h para realizar doações. Os voluntários precisam apresentar documento original com foto. Para quem não vai doar pela primeira vez é necessário, ainda, obedecer ao intervalo de 90 dias (3 meses) para homens e 120 dias (4 meses) para mulheres.

Podem se candidatar à doação homens e mulheres com peso superior a 50kg, idade entre 16 e 69 anos (desde que haja a presença do responsável legal, consentindo formalmente a doação do menor de idade, a cada doação), gozar de boa saúde, ter dormido no mínimo seis horas e ter se alimentado normalmente, evitando comidas gordurosas, não estando em jejum e não ultrapassando o tempo de três horas entre a última refeição e a doação. Devido à pandemia da Covid-19, a recomendação inicial do Ministério da Saúde é esperar 30 dias após a cura dos sintomas de gripe para poder doar. Para quem teve chikungunya, dengue ou zika, é necessário esperar o prazo de 30 dias após cura e ausência total de sintomas (ex: dores nas articulações e etc).

A doação de sangue é um gesto solidário. A pequena quantidade de sangue doado pode salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Também é usado no tratamento de pacientes com doenças crônicas graves, como a anemia falciforme.

Quem não pode doar: quem fez endoscopia/colonoscopia ou cirurgia de grande porte nos últimos seis meses; que fez piercing, tatuagem e micropigmentação de sobrancelhas nos últimos 12 meses (piercing na região genital e/ou oral só é permitido 12 meses após retirada do piercing); quem teve hepatite após os 11 anos de idade e quem está em tratamento médico e fazendo uso de medicação controlada.

Existem, ainda, outras limitações que precisam ser observadas:

• Vacinas: é necessário esperar o prazo de 48 horas- HPV, 30 dias- Febre Amarela, 48 horas -H1N1, 30 dias -Tríplice viral e 48 horas- Tétano.

• Bebidas alcoólicas: é necessário esperar o prazo de 12 horas após a ingestão.

• Pessoa menstruada: a menstruação não impede a realização da doação. Porém é necessário levar em consideração algumas questões, a candidata que se encontra menstruada não pode estar sentindo cólica ou estar com fluxo intenso durante o período menstrual.

• Tratamento dentário: depende do procedimento realizado, o triagista avaliará.

• Gravidez e amamentação: é necessário aguardar até 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana. Se o parto ocorreu há menos de 12 meses ou amamentação não é exclusiva.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque o material usado na coleta do sangue não é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. Outras dúvidas antes da doação podem ser tiradas pelo telefone 3182-4630 (Hemope).