Plaza, o meu shopping

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

SEG A SÁB: 10H ÁS 22H
DOM: 12H ÁS 20H

Plaza, o meu shopping

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

SEG A SÁB: 10H ÁS 22H
DOM: 12H ÁS 20H

Novidades

Eventos Voltar
29 de abril de 2019

2ª edição do Ilustra Plaza reúne 20 ilustradores e quadrinistas pernambucanos

2ª edição do Ilustra Plaza reúne 20 ilustradores e quadrinistas pernambucanos

Com tantos super-heróis se unindo em equipes no cinema, não poderia existir momento melhor para realizar uma reunião geek com os profissionais que colocam no papel o fantástico e criativo mundo das ilustrações e dos quadrinhos. Esse encontro será promovido na Zona Norte do Recife durante o Ilustra Plaza, que acontece de 16 a 19 de maio, no Piso L4, no Plaza, durante horário de funcionamento do mall. A iniciativa é uma pré-celebração do Dia da Toalha (25/5) e tem como objetivo promover o contato dos talentos locais com o grande público, valorizar a qualidade e o potencial dos profissionais e artistas do nosso estado.

O evento conta com a participação de roteiristas, desenhistas, arte finalistas, ilustradores e coloristas com diversas temáticas. Nomes como Roberto Beltrão (co-criador do site O Recife Assombrado), Aureliano Medeiros (autor do romance Madame Xanadu e da coletânea de quadrinhos Mercurio Cromo), Juliana Fiorese (autora do quadrinho Clara Carcosa) e muitos outros, que além de conversar com o público irão expor e comercializar revistas, prints e artes originais, entre outras produções.

Participam, ainda: Paulo Moreira, Guilherme Cahú, Luciano Félix, Kitsunyume (Juliana Soares), Carlos Edu, Ary Santa Cruz, Katharine Montenegro, Magrelissa (Melyssa Melo), Dessamore (Andressa Silva), Beatriz Saegesser, Laura Guedes, Jacqueline Lima, Caio Montanini, Leo Alves, Clarissa Cabral, Bruna Nunes e Mari Ilustra (Mari Souza).

CELEBRAÇÃO - O Dia da Toalha, que popularmente também atende por Dia do Orgulho Nerd, recebe o curioso nome em referência ao objeto mais importante do turismo espacial, a toalha - segundo a obra do aclamado romancista Douglas Adams, autor de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.

2ª Edição do Ilustra Plaza

Plaza Shopping, piso L4

16 a 19 de maio de 2019, no horário de funcionamento do mall

Entrada franca

 

Conheça um pouco mais sobre alguns dos artistas que participarão da 2ª edição do Ilustra Plaza

Dessamore (Andressa Silva) - @dessamore

Formada em Rádio e TV, a paraibana Andressa Silva acabou se encontrando no meio artístico e trabalha com ilustração há seis anos. Realiza peças como freelancer, vendendo produtos com minhas ilustrações, como adesivos, prints e pins. Mantém um zine chamado “Quando Se Sentir Triste” e lançou um livro para colorir baseado em seus próprios trabalhos. Além disso, trabalha também com ilustração personalizada para pessoa física e empresas.

Ary Santa Cruz

O pernambucano criador do site Mistiras (www.mistiras.com.br) sempre teve como sonho produzir e viver de quadrinhos, elaborando tirinhas e personagens com um estilo próprio. Desde a criação da página em 2012, esta tem conseguido suas primeiras conquistas, como as milhares de visualizações diárias. Publicou Mistiras Volume Um escolhida como uma das melhores HQs de julho de 2014 por Milena Azevedo, do site Universo HQ.

Aureliano Medeiros

Ilustrador com formação em jornalismo e experiência em editoração. É autor e desenhista de quadrinhos autobiográficos que fazem sucesso na internet, dos quais chegou a realizar compilações em livros publicados. Entre eles estão “Madame Xanadu” (romance, seu primeiro livro publicado) e Mercurio Cromo (compilação de quadrinhos previamente postados online).

Bruna Nunes - @coletivocalanga

Sua arte tem como temas principais os elementos da natureza e o hibridismo, abordando temas voltados para a fantasia e o irreal, onde realiza junções de criaturas com o corpo feminino. Em suas obras sempre prevalecem as criaturas e os elementos marinhos, além de procurar abordar o corpo feminino de forma natural, sem o viés sexual.

Caio Montanini - @c.montanini

Artista visual e ilustrador, autor de obras seriadas postadas em suas redes sociais, como Polaroid e Heads. Participante de eventos ligado ao segmento de ilustração como o Cria 8 e fomentador de movimentos LGBTQ+ nas artes.

Clarissa Cabral - @claricabral

Formada em design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a ilustradora sempre mostrou apreço por temáticas – em suas próprias palavras – fofas & coloridas. Multifacetada, suas experiências e gostos passam pela arte sequencial, quadrinhos, concept, e até bordado. Seu trabalho atual gira em torno de materiais interativos no gênero do suspense, como seus zines Garota Fantasma (lançado e esgotado na CCXP 2017) e o recente Totentanz.

Colorblind Draws (Carlos Eduardo) - @colorblindraws

Sua arte tem duas vias, que explora com entusiasmo: a primeira é um estilo mais colorido e tipicamente digital, consistindo em fanarts. A segunda, é mais focada em artes tradicionais e autorais, em escala monocromática. Dispõe tanto de uma acessível galeria de peças que remetem ao que há de mais pop, quanto uma série de artes mais intimistas e autorais, com enfoque mais dark.

Guilherme Cahú - @guilhermecahu

Bacharel em Design, trabalha com mídia digital e tradicional, entre elas lápis de cor, aquarela e guache. Seu foco de pesquisa é estudar o papel do ilustrador como designer na comunicação visual. Escritor e ilustrador de livros infantis, produziu um livro infantil autoral A Aventura de Bernardo - que estará à venda na feira) e está atualmente trabalhando num novo projeto para ser lançado mais tarde ainda este ano.

Jacqueline Lima - @jacquie_lima_ilustradora

Natural da Paraíba, mas atualmente morando em Recife, a ilustradora Jacqueline Lima (Jacquie Lima) é formada em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem entre suas experiências, a animação, inclusive com passagem por diversos estágios do setor, como clean-up, intervaladora, Assistente de Arte e Diretora de Arte para Estúdios do Rio Grande do Sul e Recife. Atualmente trabalha para Editoras de livros de Recife, São Paulo e Fortaleza, faz parte de um coletivo feminino de quadrinhos e tirinhas chamado Gatamarela, onde publica tirinhas semanais. Paralelamente, trabalha com commissions e fanarts.

Juliana Fiorese - @julianafiorese

Ilustradora, formou-se em Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, e é pós-graduada em Comunicação e Marketing para as Mídias Digitais. Publicou sua primeira HQ em 2018, a obra Clara Carcosa e lançará, ainda em 2019, seu segundo trabalho, a HQ Lenora. Possui na bagagem participação no livro Mônica(s), publicado pela Maurício de Sousa Produções; no projeto internacional The Alice’s Adventures in Wonderland Project, publicado na China pela editora Wisdom Edition AS; ilustrações de livros (para as editoras Record, Melhoramentos, Universo dos Livros, Memória Visual e Grafset) e 5 livros publicados de maneira independente, a maioria através de crowdfunding. Participou de exposições coletivas e realizou a sua primeira exposição individual: O Canto Celestial do Oceano Infinito.

Juliana Soares - @kitsunyume

Formada em Arquitetura e Urbanismo, a artista recifense Juliana Soares tem como intenção retratar em suas ilustrações figuras delicadas e singelas, através de uma estética que utiliza a feminilidade e a fofura em suas obras. A ilustradora utiliza a mídia tradicional e digital em seus trabalhos, e há três anos, dedica-se a sua loja virtual, a Kitsunyume, onde trabalha com peças que ampliam essa identidade através dos mais variados produtos. Atualmente está trabalhando em seu primeiro livro ilustrado ("As aventuras sonoras do Prúu"), a ser lançado em Setembro de 2019.

Kath Montenegro

Ilustradora profissional formada em Design Gráfico, no ano de 2013 criou sua marca Atelier Monalisa de Cachinhos, onde desenvolve pinturas realistas, camisas personalizadas e ilustrações sob encomenda, carregadas com o estilo de cordel ou cartoon. Foi uma das primeiras a adaptar para Cordel, em paródias ou homenagens, outros segmentos para cultura pop, como músicas, filmes e livros. 

Laura Guedes - @lauranjarts

Laura Guedes, também conhecida pelo nome artístico Lauranja, é uma artista visual na empresa Manifesto Games e também atua como ilustradora freelancer. Já marcou presença em diversos eventos de ilustração locais, como Super Con e Bienal Geek. Seu trabalho se inspira em personagens da cultura pop, temas de fantasia e desenhos animados. Também pretende lançar seu primeiro projeto pessoal, um zine/quadrinho, em 2019.

Leo Alves - @leoalvesilustrador

Pernambucano que, por acidente, nasceu em São Paulo. Desenha desde sempre, porém, só há poucos anos que começou a ver seu desenho como uma profissão. Ilustrador digital, trabalha com freelas, encomendas e alguns produtos com sua arte. De estilo variado e diverso, trabalhando desde fanarts de personagens famosos a aquarelas digitais de paisagens do Recife, busca ampliar o alcance de suas obras, incluindo sempre, que possível, algum elemento histórico, étnico-cultural ou de reflexão.

Luciano Félix

Com Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), Luciano Félix Ferreira tornou-se uma das novas revelações do humor e quadrinhos da sua geração, sendo um dos cinco finalistas do Prêmio HQMix de 2004, na categoria “Desenhista Revelação”. Desde 2002 tem seus trabalhos publicados na revista Mad (versão brasileira) e participou em 2010 da primeira edição comemorativa dos 50 anos de carreira de Mauricio de Souza com uma história que figurou junto a de outros 49 artistas convidados no Brasil. Publicou de maneira independente o livro em quadrinhos Wander – Herói Porque Sim! em 2014 e a minissérie Wander – Puberdade Ainda Que Tardia de 2017 a 2018. Em 2019, lançou o selo Coleção Quadrel, para publicações que misturam quadrinhos com o estilo de literatura de cordel, satirizando personagens da cultura pop.

Magrelissa (Melyssa Melo) - @magrelissa

Paraibana radicada em Recife há alguns anos, Mellyssa é autodidata e começou a dedicar-se a ilustração em 2012, quando criou seu blog. Sempre procurou direcionar seu trabalho para o público feminino, ao passo em que começou sua jornada como freelancer. Com o tempo, passou a aderir cada vez mais ao movimento feminista e usar sua arte como ferramenta, a fim de conferir força, voz e visibilidade para as mulheres, sendo esse seu foco. Suas peças reúnem tanto artes autorais como também fanarts de personalidades femininas fortes.    

Mariana Souza (Mari Ilustra) - @mari.ilustra

A pernambucana moradora de Jaboatão dos Guararapes é ilustradora profissional há quatro anos. Desenvolve uma série de trabalhos nos mais variados estilos, desde o cartoon até o grafitti. Possui uma loja virtual, a Loja da Mari Ilustra na qual estampa sua marca pessoa e fanarts em diversos materiais de papelaria, camisas e até mesmo realiza trabalhos sob encomenda.

Paulo Moreira

Natural de João Pessoa (PB), trabalha com ilustrações desde 2013, com enfoque recente em quadrinhos e tirinhas. Em 2017 publicou sua primeira HQ, o que projetou seu reconhecimento na internet. Em 2018 lançou Mizera (em parceria com Gabriel Jardim e produzida através de financiamento coletivo) e Mar Menino, sua coletânea de tirinhas. Conta com mais de 25 mil seguidores no twitter e já marcou presença em grandes eventos como a CCXP Tour, em sua edição 2017 na capital Pernambucana.

Roberto Beltrão

Jornalista, é um dos fundadores do site O Recife Assombrado (orecifeassombrado.com) e autor de diversas obras que esmiúçam e recontam a tradição do imaginário popular pernambucano através de suas lendas. Entre os seus livros estão “Histórias Medonhas do Recife Assombrado” e “Malassombramentos”. Beltrão também é corroteirista do vindouro filme Recife Assombrado, dirigido por Adriano Portela.